Saiba como adequar sua empresa ao e-Social

Saiba como adequar sua empresa ao e-Social

Caro Sr./Sra Empresário (a):

  • A sua Empresa encontra-se adequada ao E-Social?  
  • O seu setor de RH tem o conhecimento necessário acerca destes novos acontecimentos a respeito do E-Social?
  • A  sua Empresa sabe quando deverá iniciar com o E-Social?

Todas estas respostas - e muitas mais - você encontra contatando-nos e fazendo parte dos nossos programas de segurança e saúde ocupacional.

Dúvidas e Perguntas mais frequentes:

  1. O que é o E-Social? Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas, que é um instrumento de unificação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, conforme o Decreto 8.373 de 11/12/2014.
  2. Quem Precisa do E-Social? Todas as empresas, sem exceção. O Sistema passou a vigorar em Janeiro deste ano para as Empresas que faturam a partir de 78 milhões anualmente, e, para as demais - com faturamentos inferiores a 78 milhões -, começará a vigorar em de julho de 2018; neste processo, não ficarão de fora nem mesmo os empregados domésticos (justamente foram estes os que iniciaram as tratativas do E-Social).
  3. Por que você precisa do E-Social? Todas as informações dos empregados de uma empresa devem fazer parte do Cadastro Virtual, tornando mais simples o cumprimento de obrigações legais, e assim evitando fraudes e ilegalidades.
  4. Quem participa deste sistema do E-Social?  Participam a Caixa Econômica Federal, a Receita Federal, o INSS, o Ministério da Previdência Social e o Ministério do Trabalho e Emprego, gerando apenas uma nova guia substituindo diversos documentos como RAIS, GFIP, CAT, DIRF, PPP e Comunicação do Seguro Desemprego.
  5. Qual programa de computador exige o E-Social? Nenhum. As necessidades serão supridas por página governamental transmitida pela internet.
  6. Quais são as consequências do E-Social? O intuito do E-Social é acabar com a inadimplência, não permitindo que as empresas deixem de enviar documentos ou informações organizacionais imediatamente, gerando um fortíssimo cruzamento dos dados não permitindo que informações erradas e/ou incompletas se perpetuem – inclusive no que diz respeito aos laudos e documentos dos serviços de Medicina e Segurança do Trabalho. A não correção das irregularidades causará penas às empresas. A admissão deverá ocorrer até o primeiro dia após a contratação, sendo que o desligamento poderá ser feito até 10 dias após a rescisão.
  7. O que acontece na empresa com o E-Social? Economia de papel, redução de custos e de espaço para guardar documentos, auxiliando o RH.
  8. O que precisamos para ficar de acordo com o E-Social? Fazer qualificação cadastral de seus empregados, mudar a cultura da organização, sistematizando as informações imediatamente e lançando dados instantaneamente.
  9. O que o E-Social causa de impacto para a Segurança e Saúde Ocupacional? Envio eletrônico de informações sobre postos de trabalho por interesse do Ministério do Trabalho, Receita Federal e INSS, dos funcionários com direito a insalubridade, periculosidade e aposentadoria especial, utilizando-se códigos padronizados que permitirão o cruzamento de dados (atestados, CAT, ASO, adicionais de pagamentos, PPRA, PCMSO, PPP e outros documentos) que terão suas informações cruzadas, aumentando a fiscalização, mas não havendo alterações na Legislação da Segurança e Saúde Ocupacional.

Possui mais dúvidas? Entre em contato conosco agora!